Resumo

Contexto: Apresar dos conhecidos benefícios da Atividade Física (AF) entre pessoas com ansiedade, pouco se sabe sobre o nível de AF em pessoas com ansiedade em nível populacional. Esse estudo explorou a prevalência global de ansiedade e sua associação com AF.  

Método: Estudo de corte-transversal, com dados de base comunitária provenientes do levantamento World Health Survey. A prevalência de ansiedade foi estimada para 237.964 indivíduos (47 países). A AF foi categorizada como baixo, moderado e alto nível baseado no International Physical Activity Questionnaire (IPAQ- versão curta). A associação entre a AF e ansiedade foi acessada pela regressão logística multivariada. 

Resultados: A prevalência geral de ansiedade foi 11,4% (47 países). Em 38 países com dados disponíveis sobre AF, 62,5%, 20,2% e 17,3% da amostra apresentava níveis elevados, moderados e baixos de AF, respectivamente.  A prevalência de baixo nível de AF naqueles com e sem ansiedade foi de 22,9% versus 16,6% (p <0,001) (38 países, n = 184,920). No modelo ajustado para dados sociodemográficos, depressão e país, os indivíduos que apresentaram baixo nível de AF (verus alto nível de AF) tiveram 1,32 (95% CI = 1,17-1,47) vezes maior possibilidade de apresentar ansiedade do que aqueles com alta nível de AF. Sexo feminino, idade avançada, baixa escolaridade e riqueza, e depressão também foram associados com baixo nível de AF. Na análise de países individualmente, houve uma associação positiva e significativa entre baixo nível de AF e ansiedade em 17 dos 38 países.

Conclusão: Baixos níveis de AF estão associados ao aumento da prevalência de ansiedade. Há uma necessidade de pesquisa longitudinal para estabelecer a direcionalidade das relações observadas.
(Tradução Fabiano Marques Câmara)

Acessar