Resumo

OBJETIVO:
Fornecer uma visão geral da amplitude e validade das associações reivindicadas entre a atividade física e o risco de desenvolver ou morrer de câncer.
DESENHO:
Revisão guarda-chuva.
FONTES DE DADOS:
Buscamos no Medline, Embase, Cochrane Database e Web of Science.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA SELEÇÃO DE ESTUDOS:
Revisões sistemáticas sobre atividade física, incidência e mortalidade por diferentes tipos de câncer (em diferentes partes do corpo) entre a população em geral.
RESULTADOS:
Incluímos 19 avaliações abrangendo 22 tipos de câncer, 26 meta-análises de ‘exposição-resultado’ e 541 estudos originais. A atividade física foi associada com menor risco de sete tipos de câncer (cólon, mama, endométrio, pulmão, esôfago, pâncreas e meningioma). Apenas o de cólon (uma associação protetora com atividade física recreativa) e o de mama (associação protetora com a atividade física geral) foram apoiados por fortes evidências e evidências altamente sugestivas, respectivamente. Evidências sobre o endométrio, pulmão, esôfago, pâncreas e meningioma apresentaram sugestões de incerteza e tendência na literatura (por exemplo, não atingindo valores de P <10 elevado a -6) mostrando grande heterogeneidade entre os estudos e / ou não demonstrando uma direção definitiva para o efeito quando foram considerados intervalos de previsão de 95%. Quatro das 26 meta-análises mostraram pequenos efeitos de estudo e 4 apresentaram significância excessiva.
CONCLUSÃO:
A atividade física está associada a um menor risco de vários tipos de câncer, mas apenas as associações de cólon e de mama foram apoiadas por evidências fortes ou altamente sugestivas, respectivamente. As evidências de outros tipos de câncer foram menos consistentes, apresentando sugestões de incerteza e / ou viés.

Acessar Arquivo