Resumo

Dada sua alta prevalência e impacto na qualidade de vida, mais pesquisas são necessárias para identificar os fatores que podem prevenir a depressão. Esta revisão examinou se a atividade física (AF) é protetora contra o início da depressão.

Evidências

Uma busca abrangente foi realizada até dezembro de 2012 nas seguintes bases de dados: MEDLINE, Embase, PubMed, PsycINFO, SPORTDiscus e Cochrane Database of Systematic Reviews. Os dados foram analisados ​​entre julho de 2012 e fevereiro de 2013. Os artigos foram escolhidos para a revisão se o estudo usasse um desenho longitudinal prospectivo e examinasse as relações entre AF e depressão em pelo menos dois intervalos de tempo. Uma avaliação de qualidade formal para cada estudo também foi conduzida de forma independente pelos dois revisores.

Síntese de evidências

A busca inicial resultou em um total de 6363 citações. Após um minucioso processo de seleção, 30 estudos foram incluídos para análises. Entre eles, 25 estudos demonstraram que a AF basal foi negativamente associada a um risco de depressão subsequente. A maioria desses estudos foi de alta qualidade metodológica, fornecendo evidências consistentes de que a AF pode prevenir a depressão futura. Há evidências promissoras de que qualquer nível de AF, incluindo níveis baixos (por exemplo, caminhada <150 minutos / semanas), pode prevenir depressão futura.

Conclusões

Do ponto de vista da saúde da população, a promoção da AF pode servir como uma estratégia valiosa de promoção da saúde mental na redução do risco de desenvolver depressão.
 

Acessar