Atividade Física em Educação Física da Disciplinarização Ao Prazer da Expressão Corporal

Por: Hilton Borba e Silva.

148 páginas. 2000

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Resumo

A elaboração deste estudo tem como objetivo maior, confirmar a vocação disciplina- ,rizadora do entendimento de atividade física, para depois reconceituá-la com os significados ,do prazer da expressão corporal. Por tratar-se de uma pesquisa histórico-filosófica, com ,observância ao método de Análise de Conteúdo, ao qual se adaptou a técnica da ,reconceptualização histórica, resolveu-se situar a análise em três partes e, em cada umabuscou-se investigar signos e significados que poderiam vir responder à situação-problema. Na primeira parte, procura-se rever o entendimento de atividade fisica que, consignado pela ,transição feudalismo-capitalismo, altera-se com o advento da Revolução Industrial, até sedimentar- ,se no século XVIII, quando os seus significados atrelam-se à idéia de corporalidade ,disciplinarizada. Na segunda parte, acatando a referência foucaultiana sobre a existência de ,uma "história política do corpo", passa-se a refletir sobre as influências do pensamento ,moderno dos pedagogos liberais que não prescindiam da utilização dos exercícios físicosorigem dos métodos ginásticos e da própria Ginástica. Em seguida esta análise pontua a ,trajetória do pensamento positivista, mais especificamente, as consequências do propagado ,"Consensus Universalis" que contribuiu para forjar e fixar uma visão de mundo ordeira e ,progressista e que, neste estudo, é reconceituada como sociedade do consenso. Na terceira ,parte, considerando a preocupante influência de fatores psicosocioculturais negativos sobre ,o ambiente escolar, propõe-se a continuidade da discussão, hoje um tanto desaquecida, sobre ,as possibilidades de uma Educação Física pelo e para os valores terapêuticos e ,socioculturais do lazer. Concluindo o estudo, apresenta-se algumas considerações a respeito ,da premente necessidade que o campo da Educação Física tem, em procurar outras ,explicações, outros fundamentos, para justificar melhor o exercício e a manutenção de suas ,relações com o campo dos valores terapêuticos e socioculturais (pedagógicos) do lazer.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1930&listaDetalhes%5B%5D=1930&processar=Processar

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