Atividade Física Habitual e Variabilidade da Frequência Cardíaca de Repouso em Nipo-brasileiros Praticantes e Não Praticantes de Park Golf

Por: Joana Paula Riquena.

Motriz - v.15 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos deste estudo foram comparar o nível de atividade física habitual (AFH) por meio do número de passos.dia-1 e os parâmetros da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de repouso em nipo-brasileiros praticantes (GPG) e não praticantes (GNP) de Park Golf e verificar as correlações entre o nível de AFH e a VFC. Trinta e três indivíduos de ambos os gêneros (68,2±6,3 anos) fizeram parte do estudo, sendo 20 sujeitos no GPG (68,3±6,3 anos) e 13 no GNP (68,2±6,4 anos). Os sujeitos utilizaram o pedômetro por uma semana para mensurar a AFH. A VFC foi analisada batimento-a-batimento no repouso em decúbito dorsal por meio de um cardiofrequencímetro. Durante a avaliação da VFC, houve controle da freqüência respiratória em 12 respirações por minuto. A AFH foi maior no GPG quando comparado ao GNP. Não foram observadas diferenças nos indicadores da VFC entre os grupos. Em relação aos gêneros, as mulheres apresentaram maiores médias de passos.dia-1 e valores de índices parassimpáticos pela VFC. Os homens obtiveram maiores índices simpáticos. O nível de AFH apresentou correlação significante com o índice de massa corporal (IMC) e com a média dos intervalos R-R. O maior nível de AFH encontrado no GPG não foi suficiente para promover VFC de repouso mais favorável em relação ao GNP.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2250/2479

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.