Atividade Física de Lazer e Sua Associação com Variáveis Demográficas e Outros Hábitos Relacionados à Saúde em Funcionários de Banco Estatal

Por: Cátia Cristina Martins de Oliveira.

2000 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Em nosso país, pouco tem sido feito visando a prevenção de doenças e promoção da saúde, principalmente através de atividades de caráter coletivo. Inserido nesse contexto e aproveitando a rara oportunidade de analisar as condições de saúde de amostra representativa de uma categoria funcional o “Estudo das Condições de Saúde dos Funcionários do Banco do Brasil”, foi realizado, patrocinado pelas Caixas de Assistência e de Previdência dos Funcionários (CASSI e PREVI). Procuramos, nesse trabalho, identificar o perfil dos funcionários quanto à prática de atividade física de lazer, como também identificar possíveis associações com outros comportamentos relacionados à saúde e com morbidades selecionadas.
Os dados foram obtidos por meio de um estudo seccional onde os funcionários responderam um questionário auto-preenchido no próprio ambiente de trabalho. A população alvo foi constituída por funcionários lotados em dois tipos de dependência - CESEC e órgãos da Direção Geral - de onde uma amostra sistemática de1183 funcionários foi sorteada.
Foram analisadas as seguintes variáveis: prática de atividade física, tabagismo,consumo de álcool, índice de massa corpórea, variáveis sóciodemográficas e morbidades selecionadas (hipertensão, doenças ósteo-musculares e sofrimento psíquico menor).
Observou-se associação entre sedentarismo e ser homem, ter 40 anos de idade oumais, ser casado e ser fumante. Identificou-se também associação entre ser sedentário e ter sido classificado como positivo em instrumento de screening para sofrimento psíquico menor. Quanto ao gasto energético observou-se associação direta com índice de massa corporal e com frequência de consumo de frituras e associação negativa com idade, sexo e doença ósteo-muscular.
Foram assim identificadas características do grupo sedentário, o que pode auxiliar no planejamento de estratégias de promoção à saúde e prevenção de doenças.
 

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.