Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar o ponto de vista de profissionais de Educação Física a respeito da necessidade de informação e preparo para atuar com atividades em áreas naturais, e a inserção das Atividades Físicas na Natureza como conteúdo na graduação do profissional de Educação Física. Estudo este, realizado nas regiões noroeste e oeste do Paraná, com predominância nas cidades de Umuarama e Toledo. O instrumento utilizado foi um questionário, onde os resultados foram tratados através de análise estatística e interpretação dos dados. A amostra do estudo foi composta por 40 profissionais de Educação Física, sendo 55% do sexo masculino e 45% do sexo feminino,atuantes nas regiões acima citadas, selecionados aleatoriamente nos seus locais de trabalho (escolas/universidades, treinamento, clubes, academias, hotéis, pousadas e associações). O instrumento de coleta de dados foi composto por nove questões, a fim de identificar o nível de conhecimento que estes profissionais possuíam a respeito das atividades na natureza e suas considerações sobre a necessidade das mesmas como preparo durante a graduação. Constatou-se que 72% destes profissionais não tiveram conhecimento ou preparo para trabalhar com atividades na natureza durante a graduação, porém 87% destes profissionais, já necessitaram desenvolver algum tipo de atividade na natureza durante sua ação profissional, como trilhas, acampamentos, atividades recreativas, campeonatos e esportes. Entre estes, 89% afirmaram apresentar dificuldade ou insegurança no desenvolvimento das mesmas. Quanto ao oferecimento de uma disciplina que prepare o graduando para trabalhar com atividades na natureza, a amostra foi unânime ao dizer que é importante. Os dados comprovam a precariedade dos conhecimentos de profissionais atuantes de Educação Física a respeito das Atividades na Natureza, apontando as falhas na sua formação. Comprovou ainda que, mesmo não fazendo parte da sua graduação, as atividades físicas na natureza são necessárias na sua vida profissional, evidenciando a necessidade do oferecimento de uma disciplina que prepare o futuro profissional para temas atuais, como é o caso da Educação Física na Natureza.

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