Editora Atheneu. Brasil 2007. 224 páginas.

Sobre

Atividade Física e Obesidade: Prevenção e Tratamento tem sua origem nos trabalhos de pesquisa e de investigação no Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), instituição responsável pelo "Programa Agita São Paulo" da Secretaria de Estado da Saúde.

Outros dados importantes apresentados pela comunidade científica referem-se à atividade física produzir ganhos metabólicos, aliados ou não à perda de peso. Portanto, a prática clínica deve sujeitar-se não apenas à avaliação do peso, mas, a outros indicadores e procedimentos como os exames clínicos, por exemplo, o cardiovascular e o cardiorrespiratório; os exames funcionais e de laboratório clínico; o nível de stress e a qualidade de vida. Aferindo-se estes valores, todas as evidências caminham para a terapêutica não medicamentosa, a promoção da saúde e a prevenção da doença. E o exercício é o recurso recomendado, por excelência.

A obra traz contribuição científica, consistente e atual sobre o que se poderia chamar de patologia do sedentarismo, da inatividade física e de seus prejuízos endócrino-metabólicos, ao tempo de delinear o saudável percurso da prevenção e tratamento.