Atividade Física no País é Um Fenômeno

Por: Ana Paula Acauan e (Entrevistado).

Revista Pucrs - n.129 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O professor da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, Lamartine Pereira Da Costa, 70 anos, um dos mais econhecidos pesquisadores da área da Educação Física do País, diz que 60% dos brasileiros praticam atividade física, índice considerado semelhante ao da Europa ocidental. Atribui o fato ao incentivo da mídia e à expansão das Faculdades de Educação Física. No Atlas do Esporte no Brasil - lançado em 2005 pela Editora Shape -,que envolveu 430 autores e do qual Lamartine Da Costa é um dos editores, fica evidenciado que a dificuldade econômica contribui para o fenômeno no Brasil. O professor exemplifica que no Maranhão, um dos estados mais carentes, a maioria da população anda de bicicleta porque não tem carro nem pode pagar transporte público.

Além de serimportante para a saúde, numa época de aumento da obesidade entre a população, a prática de exercícios e, principalmente o esporte, ensinam valores "Crianças internalizam mais os princípios pela prática do que pela oralidade", cita o professor, formado em Educação Fisica e doutor em Filosofia há mais de 20 anos, tendo pesquisado sobre os valores no Brasil. "O tema ainda está atual. Historicamente o País sempre foi o que vemos hoje. A nossa sociedade é aética, sem tradições que tenham criado atitudes"

Endereço: http://pucrs.br/revista/anteriores.htm

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.