Atividade Física Para Portadores de Hidrocefalia

Por: Ana Paula Santana Riker, Eva Vilma Alves da Silva, Flora de Sena Seixas, Graziela Dutra Caleffi, Kathya Lopes, Keila Mariano, Kim Raone Martins e Silva, Lionela da Silva Corrêa, Rosemar Almeida, Rozemilce Moreira e Viviane Figueiredo.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A hidrocefalia vem do grego e significa "água na cabeça" é caracterizado
pelo excesso de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais e nos
espaços subaracnoideanos, provocando o aumento da pressão intracraniana.
(HORTENCIO, 2001). O LCR (líquido cefalorraquidiano) é produzido no
interior do cérebro nos ventrículos que passa de um ventrículo a outro até
chegar no sistema sanguíneo. Assim a hidrocefalia resulta da produção
excessiva do LCR ou da não circulação desse liquido, ou seja, ele é produzido,
mas impedido de circular. Os principais sintomas são: distúrbios motores;
alterações na marcha, sinais piramidais, sinais extrapiramidais, reflexos
patológicos (grasping e palmomentoniano); sintomas cognitivos, déficit
de memór i a , a l t e ra ç ão de pe rsona l idade, comport amento, conf u s ão
mental,rebaixamento da consciência; distúrbios esfincterianos, incontinência
urinária, incontinência fecal; crises convulsivas; cefaléia e outros (MELATO,
2 0 0 0 ) . Es t e re l ato apre s ent a a expe r i ênc i a de s envol v ida na pr á t i c a
pedagógica da educação física com dois alunos com hidrocefalia no
Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE da
Univers idade Fede ra l do Amazona s. O obj e t ivo do pro g rama é de
desenvolver as habilidades motoras desses alunos, através do potencial que
o mesmo possui, respeitando suas limitações. Além de oportunizar relações
afetivas e sociais. No caso desses alunos, foram trabalhadas as habilidades
de locomoções como; rolar, engatinhar, andar (com apoio); a manipulação
como preensões (garra, pinça, enroscar, desenroscar, arrancar, bater, agarrar,
soltar, etc.) e no aspecto cognitivo através de atividades manuais. As aulas
foram realizadas duas vezes por semana com uma hora e meia de duração
com a presença dos pais. Três avaliações anuais foram realizadas, além das
anotações feitas após cada aula nas quais eram registrados os desempenhos
do aluno. As atividades motoras mostraram ser um importante instrumento
de reabilitação tanto física como mental para os alunos, além de contribuir
para a sociabilização dos mesmos.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/61_Anais_p221.pdf

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