Resumo

Este pôster buscou levantar e discutir publicações que se debruçaram sobre os programas e os projetos de Atividade Física/ Práticas Corporais - AF/PC. O objeto deste estudo são as intervenções que se propõem a induzir o aumento da atividade física e/ ou a promover práticas corporais em comunidades no Brasil.
O país não dispõe de uma metodologia de avaliação específica para tais programas, mas possui desde 2007 uma Rede Nacional de Promoção da Saúde, também conhecida como Rede Nacional de Atividade Física, pela ênfase em articular projetos desta natureza. Nesse sentido, o governo tem dado visibilidade para experiências e recomendações nacionais.
Entretanto, segundo Hoehner et al (2008), apesar de existirem muitas iniciativas em toda América Latina, o número insuficiente de estudos impossibilitaria recomendações baseadas em achados científicos.
O estudo parte do pressuposto de que ao reunirmos essa literatura em especial, contribuímos com reflexões que podem gerar normas e regras de financiamento, facilitação e direcionamento para novos programas e pesquisas.

Acessar Arquivo