Atividade Física, Qualidade de Vida e Currículo: Por Uma Velhice Bem – Sucedida.

Por: Geni de Araújo Costa.

249 páginas. 2000

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho teve como objetivo central conhecer, refletir e analisar criticamente as experiências vivenciadas no universo particular dos idosos pertencentes ao projeto: Atividades Físicas e recreativas para a Terceira idade – AFRID/UFU, nas perspectivas biológica, psicológica e social, a fim de, a partir de suas falas ( inclusive as ocultas ), empreender uma base curricular educacional que levasse em conta a funcionalidade, a flexibilidade e a possibilidade de adaptação dos sujeitos mais velhos visando à velhice bem - sucedida. Essa tese tratou de alguns temas ligados à promoção da boa qualidade de vida na velhice pela ótica da Educação Física e teve como meta tratar o assunto de maneira a atingir os idosos, os diversos profissionais que lidam com essa faixa etária e em especial os profissionais da Educação Física, que pela natureza do conteúdo e a expressividade dos benefícios dessa prática, encontram um vasto campo de trabalho tanto no ensino e na pesquisa quanto na extensão. A representatividade deste estudo esteve no acolhimento do fenômeno do envelhecimento junto a sujeitos próprios, em uma realidade própria, na qual as atividades físicas exerceram forte papel mediador na construção das identidades dos sujeitos. O resultado do estudo demonstrou como pessoas de um grupo social específico ( grupos populares), com particularidades regionais e culturais marcantes responderam às questões que se impõe preconceituosamente à velhice. As idéias aqui formuladas foram fundamentalmente tomadas em Uberlândia, numa cultura tipicamente interiorana e, por isso, podem não servir para outros ambientes e contextos. Dos relatos, por onde fluiu todo o estudo, as questões mais pertinentes estão descritas em cincos indicativos importantes: atividade física na concepção dos idosos; interação social; valorização pessoal; prevenção e manutenção da saúde e bem estar. Enfim, este trabalho pretendeu dar uma contribuição à compreensão das questões do envelhecimento sob o ponto de vista da Educação Física, na promoção de uma velhice bem - sucedida, a partir de uma visão educacional, com a mais nítida certeza de que não foi possível esgotar o tema em toda a sua amplitude e abrangência. No atual universo do conhecimento esse tema é ilimitadamente rico, pertinente e necessário, pelo fato de estar intimamente relacionado com uma das questões mais premente – a velhice de milhares de brasileiros. Espera-se que o estudo tenha verdades refletidas e que essas possam contribuir no sentido de encontrar maneiras de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos durante todo o tempo de vida.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=713&listaDetalhes%5B%5D=713&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.