Atividade Física e Saúde Mental em Idosos Que Frequentam Centros de Convivência na Cidade de Campina Grande-pb

Por: Giselly Félix Coutinho.

2011 06/07/2011

Send to Kindle


Resumo

A atividade física tem sido considerada como um recurso importante para saúde geral do idoso. Sob este aspecto, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas. Na tentativa de ampliar a discussão sobre esta questão, este estudo aborda a associação entre atividade física, sintomas depressivos e queixas de sono em sujeitos idosos. Assim, esta pesquisa divide-se em Estudo Transversal e Estudo Longitudinal. O objetivo do Estudo Transversal consistiu em traçar o perfil do nível de atividade física, sintomas depressivos e queixas do sono de idosos que frequentam Centros de Convivência, na cidade de Campina Grande – PB. E o objetivo do Estudo Longitudinal analisou os efeitos de um Programa de Atividade Física Generalizada na redução de sintomas depressivos e queixas de sono, bem como, a melhora da capacidade funcional dos idosos participantes. Para o Estudo Transversal, a amostra foi composta de 83 idosos de ambos os sexos nos quais foram aplicados o Questionário de Baecke Modificado para Idoso (QBMI), o Mini – Questionário de Sono (MQS), e a Escala Geriátrica de Depressão (GDS). No Estudo Longitudinal, a amostra foi composta de 29 idosos – oriundos do Estudo Transversal e que compuseram o grupo de Intervenção Motora. Esta teve duração de quatro meses, com três sessões semanais. Nestes idosos foram aplicados os mesmos testes do Estudo Transversal, acrescidos da bateria de testes da American Alliance for Health Physical Education Recreation and Dance (AAHPERD). Após quatro meses de intervenção, os 29 participantes foram reavaliados pelos mesmos testes.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/JN2Q3MKGP3K2USDSR8AXRNMDN5S8PF83Q7XJEKDMF7YPQX2RI4-37503?func=full-set-set&set_number=010250&set_entry=000063&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.