Resumo

Objetivos:
Atualmente o termo envelhecimento tem gerado grandes discussões, é uma área que cresce cada vez mais. Como muitos estudos relatam, a expectativa de vida da população vem aumentando gradativamente, com isso a busca por uma qualidade de vida melhor e o cuidado com o corpo cresce, principalmente em grupos como a terceira idade. O organismo envelhece, transforma-se e é então que a prática da atividade física, como a hidroginástica e o treinamento resistido com pesos (TRP), auxilia nesse processo. A partir deste contexto este estudo teve como objetivo principal verificar os motivos que levam senhoras idosas a praticar as modalidades de hidroginástica e treinamento resistido com pesos.

Métodos e Resultados:
Utilizamos para este estudo a pesquisa qualitativa e exploratória para a compreensão do objetivo proposto. Participaram do estudo vinte e quatro senhoras idosas, sendo todas com idade superior a 50 anos, praticantes a mais de cinco meses com freqüência de três vezes semanais. Dezesseis praticantes de hidroginástica e oito praticantes de treinamento resistido com pesos. Para a obtenção dos dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada.

Conclusão:
A partir da análise dos dados conclui-se que, as senhoras idosas aderem essas práticas pelos aspectos psicossociais e comportamentais que elas oferecem, por estarem em contato com pessoas essas atividades lhes proporcionam bem estar, disposição e como evidenciado pelas entrevistas, a independência, autonomia e o aumento do círculo social.