Resumo

Introdução: Historicamente, a relação entre educação e atividade lúdica tem sido marcada por momentos de estreitamento e de distanciamento, em função do contexto social, econômico, político e cultural. Considerando que o professor possui papel fundamental na construção desta relação, este estudo teve por objetivo investigar a percepção deste profissional sobre a atividade lúdica e a educação escolar.

Material e Método: Participaram desta investigação 38 professores de educação infantil e do ensino fundamental, que freqüentaram oficinas ou cursos sobre atividades lúdicas. Os dados foram coletados sempre no primeiro encontro com os professores, por meio de registro escrito, a partir da seguinte solicitação : Aponte, de forma sucinta, razões para a atividade lúdica estar presente na educação escolar e razões para ela não estar.

Resultados: Os dados obtidos demonstraram que, de um modo geral, os professores consideram que a atividade lúdica deve estar presente na educação escolar por favorecer o desenvolvimento, enfatizando-se o aspecto social do mesmo. Já as razões indicadas para ela não estar presente convergem para a questão da indisciplina que poderia ser gerada com a presença da atividade lúdica na escola. Outros fatores também foram apontados, entre eles o número excessivo de alunos por classe. A análise das respostas indica a necessidade de discussões mais aprofundadas sobre a relação atividade lúdica, aprendizagem e desenvolvimento nos cursos de formação inicial e continuada de professores para que a função mediadora da atividade lúdica possa ser de fato compreendida pelos professores e traduzida em práticas pedagógicas nas quais o prazer em ensinar e o prazer em aprender prevaleçam.