Atividades Aquáticas:sugestões de Temas Para a Educação Física Escolar

Por: Amarilis Oliveira Carvalho, Ana Cristina Bonfá Rodrigues, Carolina Strausser de Sá, Fernanda Moreto Impolcetto e Gisely Rodrigues Brouco.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Dentro da Educação Física escolar os professores encontram algumas dificuldades no que se refere à seleção e implementação de conteúdos. Sendo assim, com o intuito de alcançar pistas para organização desta seleção, optamos por selecionar alguns dos conteúdos que julgamos de grande importância dentro das diversas manifestações da cultura corporal, que são: atividades aquáticas, jogos e brincadeiras, capoeira, esportes, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas, lutas e atividades físicas e alternativas junto à natureza. Tento como objetivo a elaboração de um material que possa vir a auxiliar os professores no trato destas questões, o Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), buscou verificar quais elementos de cada um dos conteúdos acima poderiam ser estudados na escola bem como as estratégias de aula que pudessem ser utilizadas. Sendo este um estudo de natureza qualitativa, sua metodologia foi baseada em estudos prévios, revisão bibliográfica e na experiência prática dos professores pesquisadores. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar os temas pertinentes a um dos conteúdos apresentados anteriormente, no caso, atividades aquáticas e exemplificar com uma possível aula de abordagem do mesmo. Os temas elencados foram: 1) Concepção; 2) Modalidades Olímpicas; 3) Modalidades não Olímpicas; 4) Especialização Precoce; 5) Atividades Aquáticas na 3a Idade; 6) Socorros de urgência e Segurança; 7) Natação: modalidades; 8) Utilização de Áreas Públicas; 9) Atividades Aquáticas e Inclusão. A partir desses temas elaboramos aulas seguindo um roteiro estipulado pelo grupo. Apresentaremos uma delas - Modalidades Olímpicas. Roda: neste item procuramos instruir o professor a organizar seus alunos em roda, explicar qual o conteúdo a ser tratado e quais os objetivos a serem atingidos. Vivencia: Como exemplo de vivencia possível na escola sugerimos a prática adaptada do Remo, para iniciar o professor (a) poderá fazer uso de vídeo e imagens para ilustrar cada uma das modalidades; Leitura: sugerimos textos para ampliar as informações sobre o tema; Discussão: Diga aos alunos para formarem grupos e discutir sobre a experiência da pratica adaptada do Remo em relação às imagens / vídeos e o texto visto previamente. Logo após, em um único grupo estenda a reflexão entre todos os alunos; Curiosidades: indica fatos interessantes a respeito da modalidade.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/71_Anais_349.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.