Atividades Complementares Curriculares em Contraturno Escolar no Estado do Paraná: Um Estudo do Macrocampo Esporte e Lazer

Por: Andréia Paula Basei, Eduard Angelo Bendrath e Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo.

Motrivivência - v.29 - n.51 - 2017

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Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento sistemático das atividades complementares curriculares em contraturno escolar no macrocampo esporte e lazer desenvolvidas nas escolas públicas estaduais do Paraná. As informações cadastrais das escolas (N=372) dos dezenove municípios caracterizados como de grande porte disponíveis na plataforma DataEscolaBrasil (MEC), foram analisadas com base na estatística descritiva utilizando-se o software SPSS versão 20.0. Os resultados apontam que cinco projetos de atividades complementares concentram 40,5% das ações nos 9 macrocampos previstos. Dentre os projetos executados aproximadamente 1/3 estão vinculados ao macrocampo esporte e lazer (35,4%). Neste macrocampo 64,9% dos projetos estão concentrados em 5 modalidades, apontando uma tendência a padronização das ações e a prevalência do esporte em detrimento das demais atividades de lazer. Conclui-se que as atividades complementares curriculares em contraturno reforçam ações em prol da educação integral e o macrocampo analisado apresenta grande potencial na ampliação das oportunidades de aprendizagem dos alunos.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p136

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