Resumo

O presente trabalho traz reflexões acerca da causa ambiental e como esta pode ser trabalhada de forma crítica e transformadora nas aulas de Educação Física, por intermédio de vivências em atividades de aventura. Porém é preciso, desde já, salientar a necessidade de reorganizar, transformar e adaptar as atividades para o contexto e os objetivos educacionais. O objetivo principal foi possibilitar um espaço de reflexão e contestação crítica da realidade, nas aulas de Educação Física por meio das atividades de aventura, voltada para a causa do meio ambiente. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativa foi desenvolvido, uma caminhada ecológica com alunos do ensino médio de uma escola estadual no distrito de Brumal, Minas Gerais, a qual foi orientada pelo professor de Educação Física e voluntários, um estudante de Ciências Biológicas e outro de Comunicação Social. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados a observação participante e foi proposta a realização de resumos por parte dos alunos após a vivência. Inicialmente os alunos foram divididos em três grupos: água, relevo e flora/fauna. Em seguida foi realizado momento de reflexão e explicação de como seria a caminhada, e os objetivos da divisão dos grupos.

Acessar