Resumo

Na comunidade escolar atual, percebe-se que os alunos vêm sofrendo influências dos meios de comunicação sob vários aspectos. Entretanto, nessa pesquisa, a abordagem se deu no âmbito das atividades de aventura. Questionou-se a influência da mídia/tecnologia nas aulas de Educação Física quanto à disseminação do conhecimento e prática das atividades de aventura. Neste estudo procurou-se identificar o conceito de tais atividades para escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular no município de Cuiabá – MT e de onde advém esse conhecimento, através de quais canais comunicativos. Para uma melhor compreensão do assunto, através da revisão de literatura, definiu-se o que são atividades/esportes de aventura, o que é mídia e seu papel diante do crescente avanço tecnológico e suas contribuições na propagação da prática, bem como uma associação entre os objetivos da Educação Física Escolar e seus conteúdos que abrangem os esportes em geral. Quanto à metodologia, a pesquisa de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, utilizou um questionário aberto como instrumento de coleta de dados para identificar a compreensão de 136 alunos sobre atividades que envolvem a aventura e quais os meios de comunicação pelos quais as notícias destes chegam/chegaram até eles.

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