Resumo

Introdução: as atividades de aventura vêm crescendo a cada dia, e com isso, novas modalidades atraem adeptos, já que muitas são praticadas como momentos de lazer ou ao ar livre. A atração no âmbito escolar desenvolvendo essas atividades pode ser um fator fundamental para despertar o interesse do aluno pela prática de atividade física, no caso deste artigo sugere-se: slackline e skate. Sabemos que a educação física requer uma atenção no desenvolvimento motor do aluno, e uma prática prazerosa com desafios controlados e estimulando os alunos a superar barreiras. Objetivo: Analisar através da literatura especifica as atividades de aventura nas aulas de educação física, com vista a verificar as possibilidades de desenvolvimento de habilidades estabilizadoras. Metodologia: Sua classificação é qualitativa, de natureza bibliográfica, pois se empregou a técnica de analisar as principais contribuições teóricas sobre o tema. Discussão: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes que norteiam o ensino brasileiro, sendo assim, um instrumento muito importante no apoio a discussões pedagógicas, elaboração de projetos educativos e planejamento das aulas, trazendo novas formas de trabalhar a educação física escolar, incluindo as atividades de aventura para um melhor desenvolvimento motor dos alunos, como a habilidade estabilizadora através das aulas de skate e slackline. Conclusão: Estas atividades trazem uma melhor preparação para o aluno no aspecto físico/motor com ênfase nas habilidades estabilizadoras como o equilíbrio e a sustentação do próprio corpo, além de apresentar novas vias de trabalhos científicos de diversas modalidades a serem inseridas no contexto escolar