Atividades de Aventura na Natureza no Município de Jequié/ba: Possibilidades e Limitações

Por: André José Costa Santos, Lúcio Santos Guimarães, Patrícia Barbosa Pereira, Temistocles Damasceno Silva e Yago Santos Pereira Gomes.

VIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA

Send to Kindle


Resumo

A natureza em si, proporciona ao individuo uma sensação de liberdade e uma curiosidade em desvendar os seus diversos locais de exploração, logo, percebe-se a necessidade de estreitar a relação do homem com a natureza, no intuito de preservá-la. Para tal, as atividades de aventura na natureza se apresentam como ferramenta primordial no processo de conscientização ambiental. Nesta perspectiva, o município de Jequié, situado ao sudoeste baiano, possui locais propícios para a prática de tais atividades, haja vista que o município situa-se em uma região cercada de montanhas e cachoeiras, o que favorece a prática desta modalidade. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo principal identificar as atividades de aventura na natureza que são praticados no município de Jequié-BA. Desta forma, acredita-se que tal identificação possibilitará uma maior compreensão acerca do fenômeno abordado, além disso, esta pesquisa poderá servir como ferramenta de planejamento das políticas públicas destinadas a tal ação. Logo, trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. Enquanto procedimento metodológico utilizou-se a observação participante, pesquisa documental e entrevistas com os participantes das atividades de aventura na natureza diagnosticadas no município. Em relação ao resultados, constatou-se que existem diversas atividades de aventura, destacando-se: as trilhas, o slackline e o rapel. Ao mesmo tempo, conclui-se que apesar das condições naturais do município favorecer a prática de tais atividades, tal local encontra-se a mercê das ações do poder público, conseqüentemente, a comunidade acaba sendo prejudicada por esta ação, tanto do ponto de vista econômico como social.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-viii-congresso-brasileiro-de-atividades-de-aventura-cbaa

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.