Atividades de Recreação e Sensibilização com Portadores de Sofrimento Psíquico da Moradia Temporária Nova Vida da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - Rs

Por: Balduíno Andreolla, Charles Maciel, e Luciana de Menezes Coelho.

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo de natureza qualitativa, foi resultado de uma dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS objetivando desenvolver e analisar uma proposta de atividades que promovessem a sensibilização e a conscientização corporal dos usuários da Moradia Temporária Pensão Nova Vida, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. É um estudo com uma população portadora de sofrimento psíquico ( esquizofrênicos e paranóicos), cuja condição representa a perda de contato com a realidade exterior devido à diminuição de sensações corporais. Através da promoção de determinadas atividades de movimento, fora do ambiente institucional, no espaço disponível na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram trabalhadas novas possibilidades de movimento do próprio corpo, buscando urna maior integração entre as percepções próprias de cada sujeito, sua inter-relação com o outro e com o seu meio social. As atividades foram ministradas no período de julho a Dezembro de 1998, com registros feitos em um Diário de campo do pesquisador, em fotografias, através da filmagem em vídeo e de entrevistas com os usuários e com os profissionais que desenvolveram o respectivo trabalho. Os resultados apontam para a necessidade de continuidade de trabalhos dessa natureza, uma vez que os usuários apresentaram mudanças qualitativas nas suas inter-relações através das vivências das atividades.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.