Resumo

Introdução: O planejamento do ensino é uma tarefa importante do trabalho docente. Porém, quando é posto a prova, nem sempre as coisas se passam como o previsto. Vale notar que o trabalho docente é uma atividade complexa, na qual vários eventos ocorrem simultaneamente e com alto grau de incerteza (PERRENOUD, 2001). Ademais, segundo Clot et al. (2001), o real da atividade é igualmente o que não se faz, o que tentamos fazer sem sucesso, o que queríamos ou poderíamos fazer, o que pensamos que podemos fazer num tempo futuro. Objetivo: descrever e analisar as atividades didáticas impedidas, suspendidas ou contrariadas nas aulas de educação física (EF). Enfocar este problema didático pode renovar a análise do ensino e de suas dificuldades e contribuir com o desenvolvimento profissional dos professores. Metodologia: Este estudo qualitativo, multicasos (YIN, 2015), foi realizado com quatro professores (dois iniciantes e dois experientes) de Educação Física (EF) do Ensino Fundamental. As aulas foram filmadas durante dois meses, em seguida, foi desenvolvido o método da autoconfrontação simples e cruzada (CLOT, 2010) para analisar a atividade de ensino. As informações foram transcritas e organizadas em episódios de ensino. O quadro teórico baseia-se na Clínica da Atividade, na qual, a análise do trabalho funciona como um instrumento do desenvolvimento da consciência do sujeito para alterar a experiência a partir da análise do vivido “para se viver outras vidas” (CLOT, 2010, p. 223). Resultados: As atividades didáticas suspendidas, impedidas ou contrariadas são ocasionadas por restrições de tempo ou de materiais, fatores climáticos, quantidade de alunos na aula, falhas nos procedimentos didáticos dos professores ou períodos de desatenção e de comportamentos perturbadores dos alunos. Conclusão: Os professores identificaram as atividades didáticas impedidas, suspendidas e contrariadas, mas também verbalizaram suas intenções de mudanças, expandindo seu poder de agir e contribuindo para seu desenvolvimento profissional.

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