Atividades Físicas Ao Ar Livre Uma Proposta de Diversidade nas Atividades Físicas Para Crianças e Adolescentes

Por: Adriana C. de Azevedo Guimarães, Ana Cristina Zimmermann e Sidney Ferreira Farias.

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

Em meio as muitas transformações pelas quais passamos nos últimos anos, constatamos algumas que nos chamam bastante atenção no cenário desportivo: uma grande adesão à programas de atividade física mas também uma inatividade crescente em todas as faixas etárias, a desportivização precoce acelerada, um bom número de abandonos das práticas desportivas e o crescimento das atividades físicas realizadas em ambiente natural. Buscando uma relação entre todas estas questões, abordamos a influência de uma intervenção pedagógica no sentido da valorização de atividades físicas ao ar livre e as influências e benefícios que estas podem trazer à crianças e jovens, através de uma revisão bibliográfica. A atividade física é comprovadamente de fundamental importância para o ser humano, em especial para crianças e adolescentes, pois além de toda a questão maturacional e funcional, é nesta faixa etária que parece ser mais fácil a aquisição do hábito da atividade física. Outra questão pertinente é a tendência visível em nossa
sociedade de busca de equilíbrio entre homem e ambiente, e a valorização das questões ecológicas. Nas atividades físicas esta interação aparece através dos chamados desportes de aventura, ou atividades físicas ao ar livre. Considerando a grande variabilidade de práticas que podem ser realizadas em ambientes naturais, a abrangência no sentido de respeitar a individualidade, a liberdade de movimento, desafios inesperados, sentimento de auto-realização desvinculados da competição exacerbada , e o estímulo e interesse que tais atividades despertam, pode-se apostar na valorização desta tendência por parte da Educação Física.  

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.