Resumo

A Educação Física escolar é responsável por proporcionar ao aluno o conhecimento da cultura corporal de movimento, que é entendida como as diferentes manifestações corporais, como lutas, ginásticas, danças, entre outras. As Atividades Físicas de Aventura (AFAs) são realizadas em meio natural, urbano ou artificial, podem ser adaptadas para o contexto escolar, envolvem o risco controlado e proporcionam diferentes sensações, além de serem atividades existentes há muito tempo e que estão ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais. Dessa forma, o objetivo desse estudo é compreender a importância das AFAs nas aulas de Educação Física a partir da compreensão de cultura corporal de movimento, e tratar sobre a falta de publicações sobre o tema, por meio de um levantamento bibliográfico em livros, artigos, sites e revistas. Concluiu-se com o estudo que, sendo as Atividades Físicas de Aventura pertencentes à cultura corporal de movimento, é necessário e importante que esta seja introduzida na escola, proporcionando assim a vivência de uma nova manifestação corporal aos alunos, o aprendizado de valores relacionados ao meio ambiente em geral, que estão atrelados a essa prática, além de aumentar os conteúdos da Educação Física. De acordo com Marinho (2005) é crescente o interesse de diferentes adeptos, jovens, crianças, e adultos, de diversos níveis sociais e de diferentes ocupações. Ainda de acordo com a autora, são poucos os estudos na área, se tornando assim um foco crescente de interesse também nas universidades, pois se torna necessário o aprendizado das Atividades Físicas de Aventura para que a atuação profissional seja significativa (MARINHO, 2005).

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