Resumo

O crescente interesse pelas atividades físicas de aventura na natureza em todo o Brasil, pode levar a inserção dessas atividades no contexto escolar, nas aulas de educação física. Em Alagoas (Brasil), mesmo com potencial para o desenvolvimento destes tipos de práticas, observa-se que a Educação Física escolar segue ainda um modelo único, com esportes tradicionais. O objetivo deste trabalho foi verificar a receptividade dos discentes de escolas públicas de Alagoas sobre a inserção das referidas atividades nas aulas de Educação Física, a fim de subsidiar novas propostas de ensino e atuação docente. Pesquisa qualitativa, descritiva, com procedimentos técnicos de pesquisa de campo. Foi aplicado instrumento com questões abertas e fechadas, em 32 estudantes e 5 professores, de escolas públicas, localizadas em Maceió. Verificou-se que já existem grupos de adolescentes praticando essas atividades (Le Parkour, Skate e BMX), sinalizando que haveria facilidade em aplicar essa experiência nas aulas de Educação Física. Notou-se discrepância entre teoria e prática na atuação dos docentes, muitos conhecem e vivenciam, mas não as incluem em suas aulas e, quando incluem, isto, ocorre apenas de forma teórica. Para tanto esses profissionais precisariam de autonomia, criatividade e qualificação específica, com a inclusão desses conteúdos na formação docente em Educação Física no país. Observando o cotidiano escolar, procuramos apresentar a possibilidade de uma Educação Física inovadora, evidenciando essas práticas enquanto componente curricular significativo, interdisciplinar e dinâmico tanto para o docente quanto para o discente.

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