Atividades físicas e autismo

Parte de Possibilidades de atividades físicas e recreativas para pessoas com transtorno de espectro autista . páginas 21 - 23

Resumo

A prática de atividade física de maneira regular influencia a saúde, o bem estar e promove melhoria na qualidade de vida, pois proporciona a prevenção de diversas doenças, evita o desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, previne o desenvolvimento da obesidade, da osteoporose, das doenças cardiovasculares, dentre outras (LOURENÇO et al., 2015), além de ser uma importante aliada no tratamento da insônia, do estresse, da depressão e da ansiedade. As crianças diagnosticadas com o TEA tendem a apresentar maiores condições para o sobrepeso e para a obesidade, comparadas à população geral, de acordo com estudos que identificaram prevalências superiores em indivíduos com o espectro (GONÇALVES et al., 2019). Posto isto, Schliemann, Alves e Duarte (2020) observaram que as atividades físicas, os exercícios e práticas esportivas colaboram para a melhora do condicionamento físico, promovem o bem estar e possibilitam a ascensão da saúde metabólica e da qualidade de vida, além de auxiliar no avanço das capacidades motoras (equilíbrio, coordenação motora fina e grossa, controle do esquema corporal, noções de tempo e espaço, dentre outras) comportamentais, comunicativas e sociais (interação e sociabilização) dos indivíduos diagnosticados com o espectro. Este tipo de atividade, portanto, auxilia no desenvolvimento mental, afetivo e físico das crianças com TEA, e com a prática de atividades físicas regulares elas podem aprimorar o atendimento a comandos simples, contribuindo na melhoria da comunicação e da coordenação motora (LIMA; VIANA, 2016). Estas práticas possibilitam reduzir diversas particularidades dos autistas, como a inadaptação comportamental, o comportamento depreciativo, o isolamento social, o déficit na interação, a desatenção, a rigidez corporal, dentre outros aspectos e comportamentos estereotipados (AGUIAR; PEREIRA; BAUMAN, 2017). Entretanto, para a realização das variadas atividades físicas se faz necessário a adaptação e uma maior atenção para com a criança autista, uma vez que pode apresentar comportamentos atípicos em relação aos demais alunos praticantes.