Atividades Físicas e o Corpo na ,concepção de Graduandos de Educação ,física ,uma Análise das Práticas Corporais de Universitários da Região de Limeira

Por: Joacir Rogge Mugnaini.

135 páginas. 2007

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho está focado em analisar as concepções que estudantes do curso de ,Educação Física têm sobre o corpo, sobre as atividades físicas e a Educação Física na escola. Constituíram-se como objetivo deste estudo caracterizar e identificar a concepção de ,estudantes de Educação Física sobre o corpo e a prática de atividades físicas, verificar os ,motivos que levam os alunos do curso de Educação Física a praticar atividades físicas e ,analisar as concepções dos entrevistados sobre a Educação Física na escola. Neste sentido, foram feitas entrevistas de grupo com alunos de três diferentes classes ,de um curso de Licenciatura em Educação Física. Estes grupos se constituíram de homens e ,mulheres que cursavam o primeiro, o terceiro e o quinto semestre do curso. Os dados foram ,analisados de acordo com algumas categorias temáticas que surgiram a partir do próprio ,material coletado. Para fundamentar a análise das entrevistas foi feita uma caracterização da Educação ,Física escolar no Brasil desde a década de 1920 até hoje além da conceituação de temas ,relativos à área como a saúde, a estética e o corpo no contexto social. As conclusões relativas à pesquisa realizada com graduandos de Educação Física ,mostram que estes possuem uma visão crítica sobre pontos como: as influências sobre os ,valores impostos ao corpo e à prática e atividades físicas, à desvalorização da Educação Física ,como componente curricular e à postura do profissional da Educação Física que atua na área ,escolar.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2524&listaDetalhes%5B%5D=2524&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.