Atividades Físicas Praticadas no Tempo Livre em Comunidade Quilombola do Alto Sertão Baiano

Por: Angelo Maurício de Amorim, Cristiano de Santanna Bahia, Leila Maria Prates Teixeira Mussi e Ricardo Franklin de Freitas Mussi.

Licere - v.18 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A atividade física constitui importante representação cultural e histórica, sendo influenciada por múltiplas questões e contextualizada em determinado momento, região e população que a pratica.  Esse texto identifica as atividades físicas praticadas por adultos de uma comunidade quilombola do alto sertão baiano, em seu tempo livre. A coleta transversal de dados contou com a participação de adultos residentes na comunidade quilombola de Tomé Nunes, situada em Malhada, na Bahia – Brasil. Questionaram-se os entrevistados sobre as atividades físicas realizadas em seu tempo livre. Identificou-se o futebol como a mais praticada por ambos os sexos, independente de faixa etária. No entanto, mais da metade dos adultos quilombolas, principalmente mulheres e pessoas de mais idade, parece não praticar nenhuma atividade física em seu tempo livre.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/890

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.