Atividades Lúdicas Como Proposta Pedagógica: Atividades na água

Por: F. Gomez, G. G. Rosa, J. F. Filus e L. Brianezi.

III Congresso Estadual de Educação Física Escolar

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Resumo

Instituição: Faculdade Adventista de Hortolândia - Curso Educação Física    

Reconhecendo o brincar como facilitador na assimilação de conhecimentos e na resolução de conflitos, percebendo-se que os jogos e as brincadeiras da cultura infantil são freqüentemente ignorados pelas instituições escolares em geral, pretende-se com este estudo evidenciar o papel das atividades lúdicas na aprendizagem pontuando sua importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Os desafios que são gerados pelas atividades lúdicas provocam no aluno interesse e prazer, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa das diferentes brincadeiras e o aspecto curricular que se deseja desenvolver. As atividades lúdicas trazem muitos benefícios para o desenvolvimento da criança, auxiliando a estruturação de seu esquema corporal, permitindo noções perceptivas do próprio corpo, através da vivência em diferentes posições e ações do corpo e suas partes. É um exercício que pode ser praticado com diferentes objetivos por alunos de todas as idades envolvendo diferentes capacidades físico-motoras. Visando a necessidade de os professores tornarem as aulas mais atrativas estimulando o aluno para o aprendizado, construimos algumas atividades lúdicas como um recurso pedagógico que desperta interesse e motivação, envolvendo o aluno mais significativamente, para que a aprendizagem se efetive. Nestas atividades conseguimos trabalhar a construção das estruturas mentais, atenção, noções de tempo e espaço, medidas, lateralidade, percepção e memória no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático entre outras. Quando o aluno brinca, cria soluções, usa sua criatividade, faz descobertas, inventa, aprende, sonha, interage, diferencia, classifica, descobre, analisa, compara, sem o compromisso de competir e o de não poder errar, onde essas atividades não servem apenas para o seu desenvolvimento físico, mas também para a formação da sua personalidade e inteligência e o professor pode conciliar os objetivos pedagógicos com os desejos dos alunos. Através deste estudo pudemos visualizar o que as atividades de caráter lúdico podem se tornar um recurso pedagógico de ensino e aprendizagem, com possibilidades de aplicação em diversos conteúdos, facilitando a aquisição de conhecimentos dos alunos, despertando interesse, ampliando prazerosamente o saber, conhecimento e sua compreensão de mundo. 

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