Atividades Lúdicas e Recreativas Para Idosos Institucionalizados

Por: álica Monisa Aparecida de Oliveira, Bruna Vieira Assis, Gabriela Sousa Vieira, Laryssa Paiva Faria, Lorena Borges de Andrade e Renata Machado de Assis.

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Um importante recurso para atender às pessoas idosas são as instituições de longa permanência para idosos (ILPI), que se caracterizam como residências coletivas que atendem aos idosos com carência financeira e/ou famíliar, ou mesmo aqueles que têm família, mas que precisam de ajuda para o desempenho de atividades diárias. O Albergue São Vicente de Paulo na cidade de Jataí - GO, é uma destas instituições e visando o bem estar de quem vive nesse ambiente foi desenvolvido um projeto de extenção do curso de Educação Física com o objetivo de oferecer atividades recreativas, lúdicas e de interação entre os idosos, propiciando melhores condições de vida a este público, no que se refere aos benefícios psicossociais, físicos, cognitivos e afetivos e consequente melhoria da sua qualidade de vida. As aulas são realizadas duas vezes por semana com duração de uma hora. Os idosos, de início, mostravam-se um pouco acomodados, mas não encontraram muitas dificuldades em relação às atividades propostas, algumas vezes foram realizadas atividades individualmente e após alguns meses foi optado por dividir o grupo em duas turmas (uma de cadeirantes e outra para os que possuem mais mobilidade) com o objetivo de preparar aulas mais dinâmicas.De acordo com as observações realizadas, percebe-se que muitos dos participantes que não conseguiam se movimentar estão melhorando, a partir de seu esforço pessoal e da vontade de se desenvolver, pois se mostram a cada dia mais capacitados no tocante aos aspectos físicos-motores, psicológicos e sociais.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.