Atividades Motoras Para Crianças e Adolescentes com Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância

Por: Ana Paula do Amparo Gonçalves, Ewerton de Souza Bezerra, Kathya Augusta Thomé Lopes e Minerva Leopoldina de Castro Amorim.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
A Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância (ECNPI) ou Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão do sistema nervoso central ainda imaturo que se manifesta clinicamente por alterações do movimento, da postura, do equilíbrio, e coordenação. O objetivo do trabalho foi a realização de atividades que estimulassem o desenvolvimento neuropsicomotor normal (DNPMN), e as habilidades sociais dos alunos participantes.

Metodologia e resultados:
A turma de Paralisia Cerebral é formada por 17 alunos com graus variados de ECNPI e idade entre 2 e 16 anos. As atividades são iniciadas com alongamentos, mobilizações articulares, treino de equilíbrio e de força muscular, seguindo com atividades que estimulem o DNPMN, como rolar, engatinhar, deambular e manipular objetos variados. As aulas são realizadas, as terças e quintas-feiras, durante 75 minutos no ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. No decorrer do ano foram observadas melhoras no DNPMN de alguns alunos, pois os mesmos adquiriram novas habilidades e melhoraram as que já possuíam. Foi observada também, uma melhor interação uns com os outros e maior participação nas atividades.

Conclusão:
Foi concluído que é importante haver repetições dos exercícios e das atividades realizadas, visto que os alunos necessitam de alongamentos e mobilizações diárias, e de tempo diferente para adquirir ou melhorar uma habilidade. Foi percebido também que quanto mais lúdicas forem as atividades maior é o interesse por parte dos alunos, que realizam tais atividades com mais entusiasmo, contribuindo para uma melhor evolução motora dos mesmos.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.