Resumo

Objetivo:
A deficiência física pode ser de origem medular, causada por lesões na região da coluna medular, afetando a sensibilidade e o controle motor ou ambos. Ocorrendo na coluna cervical, torácica, lombar ou sacral. Podendo ser desencadeadas por degenerações ou traumatismos. A partir do que foi exposto, o presente trabalho teve como objetivo relatar as atividades motoras realizadas com lesados medulares participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficiente (PROAMDE), na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Metodologia e resultados:
A turma possuía 6 alunos, e as aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de 75 minutos cada aula. Os conteúdos ministrados envolviam manejo de cadeira de rodas, locomoção, capacidades físicas, deslocamentos urbanos, atividades esportivas como bocha adaptada, basquetebol sobre rodas, jogos de salão entre outros, além de estimular hábitos de higiene. As aulas eram dividas em 60 minutos de atividade motora e 15 minutos de atividades de volta à calma com apoio pedagógico. Buscávamos proporcionar atividades motoras visando a potencialidade dos alunos com deficiência física (cadeirantes). O que se observou é que na progressão das aulas os alunos se tornaram mais independentes e com melhorias em seu desempenho na realização das atividades esportivas e de vida diária, além da melhoria na interação social do grupo.

Conclusão:
Através do conhecimento de novas habilidades e melhoria na realização de atividades de vida diária (AVD’s), os alunos tornaram-se mais motivados a prática de atividade física e promoção da saúde.