Resumo

Objetivo:
Desenvolver atividades que estimulem os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, através de atividades lúdicas e de manipulação para uma turma de adulto com deficiências múltiplas.

Método e Resultados:
O Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE, pólo Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF da Universidade Federal do Amazonas, atende nove turmas com pessoas com vários tipos de deficiências, divididas por idade e/ou tipo de deficiência. O trabalho apresentado foi realizado em um grupo de alunos adultos com deficiências múltiplas sendo 18 mulheres e 13 homens, acompanhados pelos pais e responsáveis. O programa ocorre duas vezes na semana às terças e quintas-feiras, no final das aulas de educação física no momento da volta a calma, com quinze minutos de duração, são utilizados recursos pedagógicos como: caixa tátil, alinhavo, encaixe, desenhos, dramatizações e seqüência lógica. Observou-se que os trabalhos realizados com material concreto obtiveram êxito, permitindo uma maior funcionalidade na execução dos exercícios tornando a aprendizagem mais efetiva e significativa, respeitando o ritmo do aluno.

Conclusão:
A aprendizagem é um processo complexo que acontece no interior do individuo, pode-se entender que quando ocorre um desvio físico, intelectual ou sensorial a pessoa não está ajustada aos padrões da maioria. Portanto, as atividades realizadas com material concreto favoreceram a memorização e atenção na estimulação de habilidades interpessoais, tornado as atividades mais efetiva e prazerosa.