Resumo

Objetivo:
O objetivo desse trabalho foi proporcionar atividades psicomotoras variadas que trabalhassem as áreas cognitivas, afetivas, sociais e motoras do desenvolvimento integral dos adolescentes com deficiência física e intelectual participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Universidade Federal do Amazonas.

Métodos e resultados:
As atividades foram realizadas em um período de oito meses, de março a outubro de 2011, duas vezes por semana e 75 minutos por sessão, distribuídos em: 10 minutos para alongamento; 40 minutos para parte principal constituída por três atividades; intervalo de 5 minutos para hidratação e 15 minutos de atividade de volta á calma. Participaram desse estudo 36 adolescentes com deficiência (26 deficientes intelectuais; 6 deficientes físicos; 13 com paralisia cerebral e 3 com múltiplas deficiências). As atividades proporcionadas tiveram impacto positivo sobre o desenvolvimento integral dos alunos. Muitos destes passaram a interagir como grupo, tornando-se mais comunicativos e participativos nas aulas, além de se tornarem mais independentes nas execuções das atividades em relação aos seus acompanhantes. Melhoras importantes foram observadas em relação à percepção do corpo e do espaço, a capacidade de raciocínios lógicos e rápidos, a criatividade e a hábitos de comportamento que asseguram sua autonomia e independência no cotidiano social.

Conclusão:
As atividades psicomotoras poderão ser um instrumento essencial para o desenvolvimento integral daqueles que as praticam, contribuindo para a melhoria das habilidades funcionais sendo necessária a prática regular das mesmas.