Atividades Psicomotoras Para Alunos com Paralisia Cerebral no Programa de Atividades Motoras Para Deficientes – Proamde

Por: Andreia Almeida Maciel, Ewertton de Souza Bezerra, Kathya Augusta Thomé Lopes e Rozimilce de Souza Moreira.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Desenvolver atividades psicomotoras visando à melhoria da manipulação e coordenação motora fina, aplicadas no Programa de Atividades Motoras para deficientes.

Metodologia e resultados:
No PROAMDE as atividades são realizadas dois dias por semana, as terças e quintas, das quatorze às treze horas. Após as atividades físicas é realizada a volta à calma para os alunos participantes do programa, onde é possível verificar o nível de desenvolvimento do aluno, tanto nos aspectos motor quanto no cognitivo e afetivo. Este resumo visa demonstrar as atividades realizadas para os alunos com paralisia cerebral (PC), cujo termo tem como significado paralisia do cérebro, sendo uma deficiência que atinge os movimentos e a postura do corpo, podem estar presentes déficits de aprendizagem. As atividades psicomotoras são realizadas com auxilio do professor e dos acompanhantes dos alunos. As atividades desenvolvidas são: rasgar, amassar, cotar, colar, empilhar objetos, alinhavar, contar e reconhecimento de cores. Durante as aulas os alunos são avaliados conforme a sua participação.

Conclusão:
A participação efetiva da volta à calma, durante as atividades do PROAMDE, contribui para o potencial da turma de paralisia cerebral, desenvolvendo aprendizagem de manipulação com interação social e desenvolvimento psicomotor desses sujeitos. Com as atividades desenvolvidas a turma obteve melhorias  a cada aplicação pedagógica, pois os alunos interagiram aos estímulos de manipulação.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.