Resumo

Objetivo:
Este resumo tem como objetivo mostrar um trabalho de atividades motoras que integram crianças de 7 a 11 anos, com diagnostico de Síndrome de Down. A Síndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 é causado por um erro cromossômico durante a concepção que pode apresentar a presença de um cromossomo 21 extra total ou parcial. Segundo Candel (1993) a Síndrome de Down pode ser classificada em três tipos como: trissomia 21 simples, mosaico e translocação. E pode alterar o fenótipo, o comprometimento intelectual e mental.

Métodos e resultados:
O trabalho foi desenvolvido por uma acadêmica do curso de Educação Física no Programa de Atividades Motoras para Deficientes – PROAMDE da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas, acontecem duas vezes na semana com duração de uma hora e quinze minutos. As atividades são realizadas com a ajuda de por alguma pessoa da família, para cada aluno. Os conteúdos trabalhados foram: locomoção (andar, marchar, corrida, saltos, rolar, saltos, rastejar), manipulação (lançar/arremessar, alcançar, receber, soltar, chutar, bater, pressionar, bater, pressionar, pinçar, driblar, rolar bolas, enroscar/desenroscar, encaixar/desencaixar), equilíbrio (estático e dinâmico), esquema-corporal, e orientação espaço-temporal por meio de atividades individuais, em grupo, jogos com bola e brincadeiras cada aula. Ao final das aulas foram realizadas observações quando ao desenvolvimento e aprendizagem.

Conclusão:
Concluímos após observações diárias que as atividades psicomotoras através das aulas de Educação Física são importante para o desenvolvimento físico, social, mental e psicomotor de cada aluno, principalmente favorece a melhoria da saúde de crianças com Síndrome de Down.