Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul

Por: (Organizador) e (Organizador).

2005 páginas. UFRGS - CREF2.

Send to Kindle


Sobre a Obra

O esporte e as demais práticas de atividades físicas de saúde e lazer no Rio Grande do Sul registram suas primeiras manifestações a partir de meados do século XIX. Este cenário foi influenciado pela presença marcante dos imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, que foram pioneiros no associativismo esportivo. Desde então, vários esportes passaram a ser praticados, inicialmente nas associações, expandindo-se para as praças e parques públicos. Além dos esportes, as atividades físicas visando à saúde e o lazer, também eram praticados nestes espaços sociais.

A cultura corporal é essencial para a compreensão dos processos sócio-culturais desenvolvidos na sociedade moderna. Para configurar esta dimensão sócio-cultural, além do espaço físico-territorial e de seus usos coletivos, faz-se necessário registrar as expressividades físico-corporais, os elementos comportamentais, os recursos lingüístico-discursivos e as referências simbólicas e culturais como condições identitárias. A identidade cultural é uma construção social em constante transformação, que se afirma nas diferentes práticas culturais.

O esporte, a educação física e as atividades físicas de saúde e lazer são práticas culturais que expressam as identidades dos grupos sociais. Nesta perspectiva, constituíram-se enquanto um fenômeno cultural que ultrapassou suas próprias fronteiras e associou-se a outros movimentos histórico-culturais. Para compreender este fenômeno em toda sua complexidade, considera-se fundamental recuperar fragmentos da memória desta cultura corporal no Rio Grande do Sul.

O objetivo geral do Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul foi realizar um estudo sobre a dinâmica de desenvolvimento do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer na perspectiva de suas categorias centrais de importância regional. Para tanto, foram mapeados através de inventário, os fatos que constituíram esta memória da cultura regional até o presente momento. Além disso, foi produzido um banco de dados, que será constantemente atualizado e disponibilizado por meios eletrônicos para a comunidade interessada.

O Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul buscou aprofundar em nível estadual o trabalho já realizado em nível nacional pelo Atlas do Esporte, Educação Física e Atividades Físicas de Saúde e Lazer no Brasil, organizado e editado pelo Professor Dr. Lamartine Pereira DaCosta no início de 2005. Tendo em vista que são projetos articulados, o Atlas regional segue a concepção e a metodologia do Atlas nacional. Para a elaboração da pesquisa foram utilizadas diversas fontes de consulta como jornais, revistas, almanaques, livros comemorativos dos clubes e depoimentos orais de atletas e dirigentes esportivos.

A realização de uma obra dessa natureza depende do apoio de várias pessoas e instituições. Esta pesquisa contou com cerca de 60 autores que atuaram de forma voluntária durante um ano. Sua realização ocorreu com a participação de diversos segmentos da sociedade gaúcha: professores e estudantes de Educação Física, historiadores, dirigentes esportivos, treinadores, atletas, instituições profissionais, órgãos governamentais, federações e clubes esportivos.
 
Destaca-se a iniciativa institucional do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul – CREF2/RS -, e da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ESEF/UFRGS -, cujas ações foram imprescindíveis para a realização desta obra.

Do ponto de vista da organização e qualidade acadêmica, a participação do Prof. Dr. Lamartine DaCosta foi de fundamental importância. A disposição e paciência em colaborar em todos os momentos demonstram seu comprometimento pessoal e profissional com o desenvolvimento do esporte e da Educação Física no país. Registra-se, também, o agradecimento à equipe de trabalho do Atlas do Esporte no Brasil que forneceu apoio técnico para a realização da publicação.
Destaca-se também as demais instituições apoiadoras do trabalho: Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul – FUNDERGS -; do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF -, Centro Esportivo Virtual – CEV -; Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul; Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul – APEF/RS - e ao CENESP da ESEF/UFRGS. 

Espera-se que o Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul, mais do que um meio de preservação da memória, seja utilizado como material didático nas atividades educacionais dos professores e constitua-se como fonte de consulta para profissionais e acadêmicos de diferentes áreas e para a comunidade em geral.

Janice Zarpellon Mazo 
Alberto Reinaldo Reppold Filho 
Organizadores

Sumário

título página
Jogos Tradicionais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina 1
Jogos Tradicionais e Legado Histórico dos Descendentes Portugueses em Rio Pardo-rs 8
Jogos Tradicionais e Legado Histórico dos Descendentes Italianos em Caxias do Sul, Relvado e Santa Maria - Rs 10
Jogos Tradicionais e Legado Histórico dos Descendentes Alemães em Santa Cruz do Sul e Sinimbu-rs 13
Orientação no Rs ? Participação Militar 15
Conselho Regional de Educação Física do Rs 17
Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul - Apef/rs 18
Basquetebol em Santa Cruz do Sul ? Rs 20
Canoagem no Rio Grande do Sul 22
Futebol de Campo em Porto Alegre-rs 24
Futebol em Rio Grande ? Rs 26
Futebol Feminino em Porto Alegre-rs 28
Ginástica Rítmica no Rio Grande do Sul 30
Judô no Rio Grande do Sul 33
Natação no Rio Grande do Sul 35
Natação ? águas Abertas no Rio Grande do Sul 40
Natação Máster no Rio Grande do Sul 42
Nado Sincronizado no Rio Grande do Sul 43
Pólo Aquático no Rio Grande do Sul 45
Remo em Porto Alegre-rs 47
Tênis em Porto Alegre-rs 48
Triathlon no Rio Grande do Sul 52
Voleibol Feminino no Rio Grande do Sul 54
Atletas Olímpicos Gaúchos 57
Automobilismo no Rio Grande do Sul ? Catharino Andreatta 62
Bocha no Rio Grande do Sul 64
Bolão no Rio Grande do Sul 68
Ginástica Aeróbica Esportiva no Rio Grande do Sul 70
Hapkido no Rio Grande do Sul 71
Karatê no Rio Grande do Sul 73
Punhobol no Rio Grande do Sul 75
Squash no Rio Grande do Sul 77
Carro à Vela no Rio Grande do Sul 79
Escalada no Rio Grande do Sul 80
Montanhismo no Rio Grande do Sul 82
Mountain Bike no Rio Grande do Sul 83
Orientação no Rio Grande do Sul 84
Skate no Rio Grande do Sul 85
Associações Esportivas de Porto Alegre-rs, 1867 - 1941 86
Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? Esef-ufrgs 101
Educação Física ? Pioneiros do Rs: Georg Black 103
Estudos Olímpicos, Educação Olímpica e Participação dos Gaúchos na Academia Olímpica Brasileira e na Academia Olímpica Internacional 105
Liderança Esportiva ? Pioneiros do Rs: J. Aloys Friederichs 107
Perfil dos Profissionais Registrados no Conselho Regional de Educação Física do Rs, 1999 ? 2005 (pesquisa) 109
O Método Pilates em Porto Alegre-rs 111
Atividades Aquáticas Para Bebês em Porto Alegre-rs 112

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.