Editora SenaiSP. Brasil 2015. 650 páginas.

Sobre

Após 15 anos de pesquisas, a Profa. Dra. Katia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, lança o livro “Atletas Olímpicos Brasileiros” pela Editora Sesi-SP. A obra apresenta uma compilação com todos os atletas brasileiros que já participaram dos Jogos Olímpicos, revelando a realidade dessas pessoas capazes de feitos extraordinários e que são consideradas verdadeiros mitos do esporte. A dificuldade das pesquisas, a busca incessante das informações corretas e o rigor científico caracterizam esta obra.

Na primeira parte do livro, a autora mostra o desenrolar dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, inspirados no ideal de Pierre de Coubertin, e os fatos históricos do século XX que acompanharam o renascimento dos Jogos Olímpicos e a transformação dessa competição no maior evento sociocultural do planeta. Os desafios para a participação, os destaques do Brasil, os atletas e suas medalhas são outros aspectos que compõem de maneira muito agradável este trecho da obra.

Na segunda parte, o livro traz como protagonista a figura do atleta e o estudo da história de vida e trajetória dos atletas olímpicos brasileiros. São reportadas 1.796 histórias (apresentadas na forma de verbetes biográficos), fruto de incontáveis horas de coleta de informações e entrevistas com os próprios atletas e, por vezes, com seus familiares e amigos.

“Nessa obra eu busco retratar o que é ser atleta olímpico no Brasil, como se dá esse processo, quais são os fatores envolvidos na construção dessa trajetória e onde estão essas pessoas hoje, isso porque muitos deles, ao terminarem essa vida pública como atleta acabam caindo no esquecimento, na invisibilidade. Talvez, uma das maiores funções sociais desse projeto chamado ‘Atletas Olímpicos Brasileiros’, seja resgatar essa visibilidade de alguém que já foi um herói ou uma heroína, na acepção da palavra, em um país onde faltam esses personagens ao longo da nossa história”, afirma a Profa. Dra. Katia Rubio.

Acessar