Atletismo e Literatura

Por: Mário Ribeiro Cantarino Filho.
Send to Kindle


Resumo

As primeiras manifestações do Atletismo em solo brasileiro ocorreram na segunda metade do século XIX, como aconteceu com outras modalidades desportivas. Em trabalhos de nossa autoria: “Notas para a História do Atletismo Brasileiro” e “Os primórdios do esporte em Niterói”, procuramos registrar o que foi realizado, em termos de competições atléticas. 
 Durante a comemoração do Centenário da Independência, em 1922, foram realizados, no Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos Latino-Americanos, que receberam também outras denominações, e que incluíram um Campeonato de Atletismo. Foi um grande evento, de nível internacional. Dois anos depois, em 1924, o Brasil, através do empenho da Federação Paulista de Atletismo, participou, com pequena representação atlética, dos Jogos Olímpicos efetuados em Paris. Esses foram os primeiros eventos internacionais em que o Atletismo brasileiro deu presença...
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.