Resumo

Este estudo teve como objetivo geral avançar na compreensão da Educação Física Escolar, através da observação de sua trajetória nas primeiras series do Ensino Fundamental na rede publica de ensino do Estado de São Paulo. Essa trajetória foi abordada tendo em vista a Educação Física, porém, objetivou-se uma análise contextualizada em que se vislumbrou observa-la considerando o conjunto maior de medidas que foram tomadas nesses quase vinte anos junto ao Ciclo I do Ensino Fundamental, que interferiam direta e indiretamente sobre a sua trajetória. Tratou-se de um estudo documental, com abordagem qualitativa sobre a trajetória da Educação Física no Ciclo I do Ensino Fundamental, que foi observada dialeticamente a partir de um todo articulado, carregado de contradições, por isso móvel e complexo. Assim, focalizou-se, inicialmente, a situação geral do ensino básico em São Paulo, aferindo o papel desempenhado pelo Estado na educação formal de crianças, estabelecendo inter-relações com o contexto socioeconômico. Um quadro de fracasso escolar foi observado; por isso tentou-se visualizar as raízes históricas sobre os pensamentos predominantes na atualidade, já que foi possível notar a persistência de representações sociais sobre o fracasso escolar que interferiam negativamente na evolução da educação escolarizada, através das políticas adotadas. Em se tratando da observação das medidas tomadas para a contenção do fracasso escolar nas primeiras series do Ensino Fundamental ou Ciclo I, e tentando captar a concretização das políticas educacionais, perspectivamos analisa-las entendendo a inclusão ou exclusão da Educação Física neste nível de ensino. Pela proximidade que tiveram junto as referencias teóricas adotadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física também foram estudados. Ao final do estudo, concluiu-se que a Educação Física no Ciclo I do Ensino Fundamental na rede pública do Estado de São Paulo apresentou-se restrita para a educação das crianças e superação dos problemas ligados ao fracasso da educação pública estadual, e que isso decorreu essencialmente de um serie de fatores organizacionais que encontraram intimamente ligados a outros, de ordem social, política e econômica. Assim, a Educação Física não se desenvolveu a contento porque, embora houvesse a proclamação da melhoria do Ensino Fundamental, fatores de ordem econômica prevaleceram sobre os educacionais, ficando a Educação Física impedida de se desenvolver adequadamente.

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