Resumo

O trabalho de psicólogos em projetos sociais esportivos é pouco debatido e conhecido de forma geral. O objetivo deste estudo foi compreender como psicólogos atuantes em projetos sociais esportivos, direcionados à crianças e adolescentes, percebem e vem exercendo suas práticas. Foi possível questionar o esporte enquanto dispositivo e ferramenta de intervenção e o compromisso social presente na psicologia. O delineamento da pesquisa foi qualitativo e exploratório. Foram realizadas entrevistas com 3 profissionais psicólogos atuantes em projetos sociais esportivos. Os dados permitiram a construção de quatro categorias analíticas: “O Esporte Enquanto Dispositivo; A Interdisciplinaridade e a Constituição de Rede; Teorias, Formação e Busca por Conhecimento; Temas Relevantes do Contexto de Trabalho”. Concluiu-se que o fazer desses profissionais prioriza intervenções coletivas e em espaços abertos, ocorrendo nos momentos da prática esportiva e nas demais atividades que os projetos disponibilizam. A atuação ocorre diretamente com os usuários e suas famílias, estabelecendo relações interdisciplinares e com diferentes instituições. A perspectiva do trabalho é criar um ambiente com relações saudáveis, além de buscar e garantir direitos sociais contando com a participação ativa dos sujeitos atendidos.

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