Resumo

INTRODUÇÃO: A atuação dos profissionais de Educação Física (PEF) em ambiente hospitalar ainda carece de ser conhecida e reconhecida.
OBJETIVO: O objetivo do estudo é descrever as intervenções realizadas por PEF em sala de pré-parto hospitalar (SPPH) e a percepção dos demais profissionais de saúde sobre sua participação na equipe multiprofissional.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, a partir de registros hospitalares de atendimentos a parturientes, no período de março de 2016 a agosto de 2017; e entrevistas com outros profissionais de saúde atuantes em SPPH. Os dados foram analisados por frequências relativas e absolutas e mediante análise de conteúdo.
RESULTADOS: O PEF participou do atendimento a 59 parturientes nesse período, utilizando prioritariamente técnicas combinadas com movimentação pélvica em bola suíça, caminhada e banho de aspersão. Oito foram os profissionais entrevistados, descrevendo uma contribuição positiva à equipe pelos PEFs.
CONCLUSÃO: Há reconhecimento aos PEF tanto pelo alívio da dor às parturientes e aceitação do tratamento, quanto pela contribuição deste profissional à equipe multiprofissional.

Acessar