Atuação do Professor de Educação Física em Uma Maternidade de Goiânia/go

Por: Rozany Cristina de Souza Melo e Vanessa Helena Santana Dalla Déa.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

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Resumo

Um dos maiores papéis da mulher, construído historicamente pela sociedade, é o de ser mãe (DUARTE, 2003). E a maneira que a mulher vivencia e realiza toda esta experiência de maternidade é dirigida pela realidade social. A gestação foi encarada como uma patologia durante muito tempo levando a mulher a uma gestação de repouso e resguardo e um parto tratado como um momento de intervenção médica passiva. Isso tem se modificado, pois hoje há um grande incentivo dos profissionais da saúde para que as gestantes realizem algum tipo de atividade física, inclusive no momento do parto, proporcionando benefícios para a gestante e para o bebê (SANTANA, 2003). O movimento corporal realizado no momento do trabalho de parto é indicado como diminuição da dor, facilitação do trabalho de parto e retomada do direito ao parto ativo por parte da mulher (GALLO et al, 2011). O trabalho do professor de Educação Física pode acrescentar valores no trabalho já realizado por outros profissionais no trabalho interdisciplinar com ênfase na humanização, segundo Fraga (2006), o trabalho do professor de Educação Física não se restringe ao alto rendimento ou o esporte como competição. A Política Nacional de Humanização (PNH) (BRASIL, 2004) vem sendo amplamente discutida, incentivando um atendimento de qualidade, de respeito, estimula o parto normal e o direito da mulher (BRASIL, 2002). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda no máximo 15% das taxas de partos cesáreos em um país, no entanto o Brasil possui índices de cesarianas de aproximadamente 80% (TORRES, 2008). Assim trabalhos como este que estimulem o parto natural são necessários para a diminuição deste índice e para a melhora do atendimento da mulher.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5397

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