Resumo

O estilo de vidapode serentendidocomo o conjunto de comportamentos que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades das pessoas, diretamenterelacionados aos componentes da alimentação, atividade física, comportamentos preventivos, relacionamentos e níveis deestresse1. Em níveis inadequados favorecem potenciais problemas relacionados à saúde, especialmente, os casos de doenças crônicas não-transmissíveis(DCNT) e em extremo a mortalidade. Pois, com a transição epidemiológica e demográfica, e o advento de melhorias em termos de saúde pública, notou-se, ao longo dos últimos anos a modificação do perfil de doenças, antes com maior ênfase em decorrência do ambientee assim a notória ocorrência de doenças infectocontagiosas, e posteriormente passando a maximização das doenças crônicas, que tem como principais atores os hábitos de vida.

Referências

Nahas MV. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6 ed. Londrina: Midiograf; 2013.

Souza MFM, Malta DC, França EB, Barreto ML. Transição da saúde e da doença no Brasil e nas Unidades Federadas durante os 30 anos do Sistema Único de Saúde. Ciênc Saúde Colet 2018;23(6):1737-50.

Ministério da Saúde do Brasil. Relatório do III Fórum de Monitoramento do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil. 2018; Disponível em: [2019 jan 21].

Acessar