Audição: Um Procedimento de Avaliação Para Crianças Entre 5 Meses e 2 Anos de Idade

Por: Doris Ruth Lewis.

86 páginas. 1987

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho baseou-se em procedimentos de triagem auditiva utilizados em outros países, para adaptação de um procedimento de avaliação da audição em crianças da faixa de 5 meses a 2 anos de idade. O procedimento elaborado procura ser simples, rápido e de baixo custo, para que possa ser utilizado em grande número de crianças, nos locais onde as mesmas se concentram. Os locais e sujeitos utilizados na realização da pesquisa foram: ,1. Posto de saúde: foram avaliados 100 crianças da faixa etária entre 0 e 4 anos de idade, para estudo do procedimento elaborado, estudo de reações encontradas frente à estimulação sonora para diferentes faixas etárias, e faixa etária adequada para aplicação do procedimento. 2. Fundação do Bem-Estar do Menor (FEBEM) – Unidade Sampaio Viana: Foram avaliados 60 crianças da faixa etária entre meses e 2 anos de idade, para aplicação da avaliação, seguida de segunda avaliação nas crianças que não apresentaram reações consideradas aceitáveis. Foram comparados os índices de falha entre a primeira e a segunda avaliação da audição. O presente trabalho permitiu as seguintes conclusões: ,1. Ficou confirmado que o procedimento elaborado é simples e rápido. 2. O procedimento utilizado visa à identificação de crianças prováveis portadoras de deficiência auditiva de moderada a severa, e profunda, podendo inclusive identificar crianças portadoras de patologias de ouvido médio, em alguns casos. 3. A faixa etária adequada para utilização do procedimento está entre 4 meses e 2 anos de idade. 4. Para que não ocorra um índice alto de falsos-positivos (crianças com falha na avaliação, sem problemas auditivos) é necessária uma segunda avaliação nas crianças que não apresentarem reações satisfatórias, 15 dias após a primeira avaliação.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=695&listaDetalhes%5B%5D=695&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.