Aulas de Recreação no Ensino Fundamental: Reflexões Sobre Conteúdos e Sua Relação com a Educação Física

Por: Elen Caroline Tessaro, João Carlos Martins Bressan, Karolaine Vieira Magalhães Palermo, Mayara de Almeida Tavares e .

Corpoconsciência - v.20 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre os conteúdos das aulas de recreação ministradas por professores com formação em pedagogia, licenciatura em matemática e ciências biológicas, em uma escola de rede municipal localizada no município de Cáceres-MT. As observações foram realizadas por acadêmicos/as vinculados ao subprojeto PIBID-EF – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e utilizou como técnica de coleta de dados a observação participante e a análise documental dos registros em caderno de campo. Foram observadas 08 turmas dos anos iniciais do ensino fundamental com olhares voltados para as atividades efetivadas com os alunos/as, inferindo sobre sua adequabilidade para os períodos de desenvolvimento humano. Com base no averiguado é perceptível destacar que os períodos destinados às atividades recreativas não possibilitam aos estudantes acessar o repertório adequado das diferentes práticas corporais possíveis no componente curricular da Educação Física.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4211

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.