Aulas Realizadas São as Mesmas Planejadas?

Por: A. Rodrigues, E. A. Nogueira, Gabriela Faria Soares, Otávio Soares, e Weberson Viana.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Para o Programa Segundo Tempo (PST) foi proposto uma sequência metodológica apoiada na concepção de uma “Iniciação Esportiva Universal” como uma forma de aproximação plural. No PST-UFOP foi elaborado um quadro de controle para verificar se o planejamento está sendo realmente executado. Os monitores após planejarem as aulas, antes de executarem e após aplicarem o plano preenchiam um quadro utilizando uma escala de Likert de cinco pontos (0 a 4) para quantificar os valores dos parâmetros do ensino do jogo. Foram controladas nove aulas três turmas de 12 a 14 anos. Os valores de cada parâmetro foram somados e o somatório do executado subtraindo do planejado buscando um valor considerado ideal (± 5) entre o planejado e o executado. Na Aprendizagem Motora constituída da coordenação motora (CM) e habilidade técnica (HT), as aulas foram satisfatórias na CM tendo a diferença igual a zero. Isso não aconteceu com a HT em que diferença entre o planejado e executado foi -11. Para os parâmetros da aprendizagem tática, houve mais planejamento para as Capacidades Táticas Básicas e Estruturas Funcionais do que execução, a diferença entre os dois momentos foi cinco e nove respectivamente. Os Jogos Desenvolvimento da Inteligência e Criatividade a diferença entre os dois momentos alcançou valores satisfatórios. As dificuldades encontradas entre planejar e executar, conforme uma proposta, demonstram que mudanças paradigmáticas requerem tempo e pesquisas para sua sustentação.

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