Autenticidade Científica da Mensuração do Vo2 Max. Através do Rockport Fitness Walking Test Adaptado Para Espaço Reduzido

Por: Dulcenira Coutinho M. de Almeida, Helio Franklin Rodrigues de Almeida, João Petrolitano, Jocilene Almeida de Barros e Luciclnéia Queiroz.

Revista Baiana de Educação Física - v.6 - n.1 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi de estabelecer os critérios de autenticidade científica da mensuração indireta do VO2 máx. através do Rockport Fitness Walking test medido em espaço reduzido, uma vez que, originalmente o mesmo é padronizado para ser aplicado em pista de atletismo. A amostra constou de 60 sujeitos na faixa etária de 18 e 50 anos de idade, os quais foram divididos em dois grupos experimentais, através de sorteio: 1) Um Grupo Experimental A (GEA), com um total de 30 sujeitos do sexo masculino; e 2) Um Grupo Experimental B (GEB), com um total de 30 sujeitos do sexo feminino. Os indivíduos foram submetidos aos testes e retestes para estabelecimento dos critérios de autenticidade científica (validade, fidedignidade e objetividade) em dias diferentes com intervalos de 72 horas. Os dados fora m analisados através da Correlação linear de Pearson, testando-se o nível de significância da correlação obtida através do teste "t" de Student para amostras dependentes, tendo sido adotado um nível de significância de p<0,05. Constatouse entre os subgrupos de estudo,diferenças estatísticamente significativas em todos os coeficientes de validação, com a Correlação linear de Pearson apresentando valores variando entre 0,880 e 0,986 para a validade; entre 0,981 e 0,996 para a fededignidade; e entre 0,983 e 0,998 para a objetividade. Estes resultados sugere m ser possível a realização em espaço reduzido do Rockport Fitness Walking test, o qual foi originalmente padronizado para ser executado em pista de atletismo, desde que seguidas as especificações determinadas neste estudo.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.