Auto-estima de Praticantes de Escalada Esportiva em Rocha

Por: Amanda Mayara Nascimento, Cristiane Naomi Kawaguti, , Fernanda Carolina Pereira, e Marcelo Fadori Soares Palhares.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Investigar o nível de auto-estima de praticantes de escalada esportiva em rocha.

Métodos e Resultados:
O estudo constou de pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória. Foram utilizados como instrumento um questionário de caracterização da amostra e, para a análise da autoestima, o inventário adaptado de Auto-Estima para praticantes de atividades físicas proposto por Rosenberg (1965). Participou do estudo uma amostra intencional de 15 escaladores do sexo masculino, praticantes de escalada esportiva em rocha, os quais realizavam os treinos específicos de escalada em uma academia localizada na cidade São Paulo. Os dados foram analisados, utilizando estatística descritiva. Os resultados indicam que a média de idade dos escaladores participantes dessa pesquisa foi de 32,1 ± 9,6 anos. A maioria dos escaladores realizou curso básico antes de iniciar a prática da escalada em rocha e escalam em média há 8,1 ± 5,4 anos. O maior nível de dificuldade escalado pelos participantes oscilou entre 7º e 10º grau de dificuldade. Em relação ao nível de auto-estima, os resultados demonstram que os níveis são proporcionais ao nível de escalada do atleta, sendo que, quanto maior for o grau de dificuldade de escalada, maior o nível de auto-estima.

Conclusão:
Conclui-se que a prática regular da escalada e a melhoria da performance nesse esporte contribuem para o desenvolvimento de maior nível de auto-estima do escalador. Sugerem-se novos estudos, no sentido de adensar a compreensão sobre os aspectos subjetivos envolvendo os esportes de aventura na natureza.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.